Como o Casarão Julia Ferraz se tornou um espaço cultural? Saiba mais nesta aula sobre a trajetória desse espaço tão importante para a cidade de Atibaia.
Videoaula da gestora cultural Rosana Bastos Ferraz sobre o percurso da gestão do Casarão Julia Ferraz, ponto de cultura e espaço cultural criativo independente, desde seu tombamento em 1975, quando deixa de ser residência da família Ferraz e passa a ser reconhecido como patrimônio histórico cultural e arquitetônico do Estado de São Paulo. Fio da Meada aborda como se deu o processo de início da gestão do Casarão após seu tombamento, com a realização de atividades artísticas e culturais regionais e a implantação da feira de artesanato no interior do Casarão Julia Ferraz, que existiu por mais de 30 anos, para valorização do artesão, possibilitando a divulgação de sua arte e seu sustento. Rememora a história de luta das pessoas que trabalharam pelo tombamento do Casarão Julia Ferraz e sua preservação e que assumiram sua gestão cultural desde então.
Realização – Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa Videoaula realizada através de edital ProAC Expresso Direto nº 39/2021 #ProAC2021 #videoaula #ProAC39
Já ouviu nosso podcast Memórias de um Sobrado? Conheça nesta aula sobre o processo de produção dele e sobre a importância dessa ação na preservação da nossa memória!
Videoaula da produtora cultural Maíra Ferraz sobre os processos de produção e execução do podcast “Memórias de um Sobrado”, realizado em parceria com o Casarão Julia Ferraz, a fim de promover a valorização da memória e desenvolver educação cultural e patrimonial. Será tratado como foi feita a escolha de transformar esse folhetim em podcast e quais os processos envolvidos para que isso acontecesse: desde pesquisa e organização dos textos, transcrição, contato com colaboradores, gravação de áudio, edição, publicação em plataforma Spotify e divulgação em site e redes sociais. O podcast “Memórias de um Sobrado” tem sido uma ferramenta importante para difundir a história da cidade de Atibaia, bem como de uma época, relatando costumes, fatos, hábitos que contribuem para valorizar a memória, identidade coletiva e o próprio Casarão Julia Ferraz, ponto de cultural, espaço cultural independente e reconhecido como patrimônio histórico, cultural e arquitetônico do estado de São Paulo.
Realização – Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa Videoaula realizada através de edital ProAC Expresso Direto nº 39/2021 #ProAC2021 #videoaula #ProAC39