A Associação dos Proprietários e Amigos do Solar do Coronel Manoel Jorge Ferraz, também conhecida como AsPAS, foi fundada para dar continuidade ao trabalho artístico e cultural desenvolvido no Casarão Julia Ferraz desde 1975. A associação também realiza ações constantes de manutenção e conservação do prédio, desenvolve um trabalho educativo de conscientização sobre a importância do patrimônio histórico e de promoção e divulgação do trabalho de artistas de Atibaia e região. 

Seu projeto Jardim do Solar já realizou 27 eventos multiartísticos gratuitos com a presença expressiva do público e participação dos artistas Coletivo Atravessadas, Pé de Pássaro, Grupo Raízes de Atibaia, Lula Barbosa, Tiane Tessaroto, Alexandre Lora, Compasso Lunnar com Fredera, Rafael Cardoso, Irmãos Lora, Flávio Rodrigues e Cristiane Barbosa, Otávio Kavakama, Felipe Nikito, Márcia Pequena, Domingues e Luiz Queiroz, Cobra na Bota, Ana Brasil e Ronaldo, Mantovani Neto Jazz Trio no Jardim do Solar. Recebeu 5 edições do sarau feminista Sarau da Jandyra, uma exposição do Clube Atibaiense de Fotografia, participou da Rede de Exibição do Festival do Minuto em 2019 e acolheu a Mostra de Videodança – Narrativas e poéticas do corpo em movimento – Trabalhos do curso de Dança da UNICAMP em 2018. 

Seu projeto Casarão Sempre Vivo realiza ações de sensibilização e educação patrimonial como palestras, visitas monitoradas para alunos de escola pública, disponibilização do acervo para elaboração de trabalhos de conclusão de cursos de arquitetura, engenharia, administração e artes. O projeto contempla também a difusão de informações através de redes sociais, site, vídeos, documentário, reportagens em jornais e TV e a promoção de atividades de mobilização civil e política para a salvaguarda do Casarão Julia Ferraz. 

Realizou ainda o projeto Salve o Casarão, campanha de financiamento coletivo para elaboração do projeto arquitetônico de estabilização do prédio e  obteve a aprovação do referido projeto pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Arquitetônico do Estado de São Paulo), conseguiu a aprovação do projeto no PROAC-ICMS e foi aprovada e selecionada pelo edital do FID – Fundo dos Interesses Difusos para realizar a estabilização estrutural do Casarão Julia Ferraz.

Qualquer dúvida, nos procure, nos escreva, estamos à disposição para esclarecimentos: casaraojuliaferraz@gmail.com

Siga nossas redes
Facebook Casarão Julia Ferraz
Instagram @casaraojuliaferraz

Parece que não podemos encontrar o que você está procurando. Talvez pesquisar pode ajudar.