Restaurado e recém-inaugurado, o Casarão Julia Ferraz, sob a administração da AsPAS – Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz – continua a incentivar a cultura e a conscientização sobre a preservação da história da cidade de Atibaia e o patrimônio cultural. Com o objetivo de promover o fortalecimento da memória local e das pessoas envolvidas em sua preservação, além de despertar reflexões sobre a cidade e seus lugares, a AsPAS realizou o 1º Encontro do Patrimônio Cultural no Casarão Julia Ferraz, através do EDITAL PROAC EXPRESSO LEI ALDIR BLANC n° 51/2021 da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, que premiou e reconheceu seu histórico de realizações no Casarão Julia Ferraz.
O 1º Encontro do Patrimônio Cultural no Casarão Julia Ferraz aconteceu entre 20 e 23 de outubro de 2022, com entrada gratuita e participação de proprietários e gestores de imóveis tombados ou antigos de Atibaia, agentes culturais, artistas e público em geral, que compartilharam os desafios da preservação e conservação, considerando pontos de vista diversos sobre o tema. O público também contemplou a exposição fotográfica de casas antigas e históricas, ruas e lugares de Atibaia em diferentes épocas, de autoria do Clube Atibaiense de Fotografia. Houve, ainda, visitas monitoradas pelo interior do Casarão Julia Ferraz, com conversas sobre as histórias de seus antigos moradores.
O Encontro teve ampla participação e interesse popular e mostrou à sociedade que há possibilidades para a preservação do patrimônio cultural, nossa história e cultura. Nos quatro dias de conversas, trocas e experiências, destacou-se a importância da mobilização da sociedade civil nas ações de preservação em curso na cidade e a necessidade de que as políticas públicas existentes sejam concretizadas.
Veja a publicação sobre o 1º Encontro do Patrimônio Cultural no Casarão Julia Ferraz, que aconteceu entre 20 e 23 de outubro de 2022: