Memórias de um Sobrado é um folhetim escrito por Maria de Lourdes Ferraz como parte de sua luta para salvar o Casarão Julia Ferraz de ser demolido nos anos 70. Sua pesquisa, narrada do ponto de vista do sobrado, mostrou a importância do Casarão Julia Ferraz e das pessoas que lá viveram para a história, e contribuiu para o tombamento e o reconhecimento do Casarão Julia Ferraz como patrimônio histórico e arquitetônico do estado de São Paulo.
Memórias de um Sobrado foi publicado anonimamente no jornal O Atibaiense com a colaboração de Cecília Zanoni, na coluna de Renato Zanoni.
Acesse a versão em texto dos episódios
* * *
Episódios realizados como contrapartida do Projeto Estabilização Estrutural do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz/ Casarão Julia Ferraz contemplado pelo Edital de Chamamento Público nº 01SJDC/FID/2017 do FID – Fundo Estadual dos Interesses Difusos da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo.
Episódios realizados por meio do edital Festival Culturar-te Atibaia em Casa 2ª edição, promovido pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais de Atibaia – COMPOCAT, pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Prefeitura de Atibaia.
Episódios realizados com recursos da Lei de Emergencial Cultural Paulo Gustavo. Lei Federal nº 195/2022 e suas alterações.
Episódios realizados através de projeto contemplado por edital do Programa de Ação Cultural – ProAC da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Governo do Estado de São Paulo.